Login | |

STOP COMÉRCIO DE INVASORAS

Juntámo-nos ao LIFE INVASAQUA e a outras entidades portuguesas e espanholas na Campanha STOP COMÉRCIO INVASORAS!

 

A venda de animais de estimação e plantas ornamentais é uma das principais vias de entrada de espécies exóticas invasoras! E a Internet é um dos maiores mercados de animais e plantas proibidos, incluindo espécies invasoras, uma vez que é muito difícil controlar as centenas de milhares de anúncios disponíveis.

A legislação europeia e a nacional proíbem deter, importar, vender, comprar, cultivar, utilizar, transportar ou libertar no meio ambiente as espécies exóticas invasoras incluídas nos catálogos e listas de Espécies Exóticas Invasoras. As listas podem ser consultadas nos links a seguir: em Portugal, o Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 de julho, inclui a Lista Nacional de Espécies Invasoras; em Espanha, o Real Decreto 630/2013, de 2 de agosto, inclui o Catálogo Español de Especies Exóticas Invasoras; a nível da União Europeia, o Regulamento EU nº 1143/2014, de 22 de outubro, inclui a Lista da União, ou seja a lista de espécies exóticas invasoras que suscitam preocupação na União Europeia.

 

Nas lojas físicas ou em sites legalizados não é frequente encontrar (muitas) espécies invasoras à venda, a não ser por desconhecimento, e quando são detetadas, os estabelecimentos são notificados e as espécies retiradas de venda. No entanto, há centenas de milhares de anúncios na Internet, muitas de pessoas que oferecem animais ou plantas ilegalmente, sem qualquer controlo, cuja venda é proibida por serem invasoras ou protegidas. Neste contexto, o LIFE INVASAQUA produziu o Código de conduta Comércio eletrónico de flora e fauna exóticas invasoras e lançou a campanha “STOP COMÉRCIO DE INVASORAS que inclui recomendações e boas práticas a todos os setores envolvidos, tanto comerciantes como consumidores.

Folheto

Juntem-se a nós e ajudem a limitar a compra e venda de espécies invasoras! Partilhem o folheto abaixo e o Código de conduta com colegas, familiares, amigos, lojas de venda de animais e plantas, etc. Só TODOS juntos conseguiremos diminuir a introdução e dispersão das espécies invasoras e com isso proteger o ambiente (biodiversidade, natureza, ecossistemas!), a economia e até a saúde humana!

Anexos: